Enunciados das provas realizadas em março de 2014

Junto se publicam os enunciados das provas escritas realizadas durante o mês de março de 2014 nas minhas turmas de 1.º ano de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e de 3.º ano de Teoria e Análise Musical (TAM):


Exercícios para técnicas de composição I [ATC I]

Complete os seguintes exercício utilizando uma técnica imitativa (i.e., técnica de paráfrase), sabendo que cada uma das três vozes utiliza um ritmo de contraponto florido (i.e., quinta espécie):


[A]



[B]


[C]

Apontamentos relativos às aulas de 10 a 14 de abril

Nas turmas do 1.º ano de ATC, durante a semana de 10 a 14 de abril, foram referenciadas as seguintes temáticas constantes de duas entradas neste blog:

  1. Música vocal no século XVI: teoria e prática;
  2. A construção de um novo sistema harmônico (século XV).
A temática constante destas duas entradas será relevante para o terceiro período.

Novos horizontes musicais no pós segunda guerra mundial: O serialismo integral

As raízes do serialismo integral costumam ser traçadas a partir da obra Mode de valeurs et d’intensités de Olivier Messiaen, apresentada nos Internationale Ferienkurse für Neue Musik, em Darmstadt, iniciados no ano de 1946, e os quais vão influenciar toda uma nova geração de compositores, entre os quais se destacam Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Luigi Nono, entre outros. Este movimento emergente ficou ainda conhecido como escola de Darmstatd, fazendo uso de técnicas composicionais de caráter serial dodecafônico, com recurso à serialização de outros parâmetros musicais para além da altura -- ultrapassando desta forma o conceito de serialismo já presente nas obras musicais da segunda escola de Viena --, razão pela qual tais técnicas composicionais ficaram também conhecidas como serialismo integral.