Exercícios para técnicas de composição III [ATC I]

Complete os seguintes exercícios de técnica de paráfrase ao estilo de um dos compositores do período da contrarreforma católica (século XVI).


[A]


[B]


[C]



[D]


Módulos em atraso de TAM // Situação em 21.05.2014

Tendo sido meus alunos entre os anos letivos de 2011/12 e 2013/14, consideram-se como potenciais inscritos na prova e exames de recuperação de Teoria e Análise Musical (TAM) a realizar nos próximos dias 9, 11 e 12 de junho, os seguintes:

  • Módulo I
    • André Castro
  • Módulo III
    • Alfredo Leitão
    • André Castro
    • Filipe Araújo
    • Margarida Andrade
  • Módulo IV
    • André Castro
    • José Carrilho
    • Margarida Andrade
  • Módulo V
    • Margarida Andrade
  • Módulo VI
    • Ana Vital
    • André Castro
    • Filipe Araújo
    • José Carrilho
    • Margarida Andrade
    • Ricardo Camacho
  • Módulo VIII
    • Alfredo Leitão
    • Amélia Martins
    • José Carrilho
    • Lucas Freitas

OBS! Para o corrente ano letivo de 2013/14 não haverão outras oportunidades de recuperação dos módulos em atraso acima referidos.

Provas de recuperação de TAM

A título definitivo ficam estabelecidas as seguintes datas para recuperação de módulos de TAM:

  1. Módulos I, II e III (1.º ano): 11/06/2014, pelas 13h35 na sala 302;
  2. Módulos IV, V e VI (2.º ano): 12/06/2014, pelas 13h35 na sala 302;
  3. Módulo VIII (3.º ano): 09/06/2014, pelas 14h30 na sala 301.

Não há aulas nos dias 19 e 21 de maio entre as 13h35 e as 17h40

Por motivo da realização dos exames de português e de matemática no 2.º ciclo do ensino básico, informo que não haverá aula de ATC na segunda-feira, dia 19/05/2014, e na quarta-feira, dia 21/05/2015, entre as 13h35 e as 17h40. Segundo e-mail recebido da direção da EMCN, informo ainda que nestas datas não será permitido comer ou aquecer comida no 1.º piso, funcionando a cantina no seu horário normal.

Elementos para a preparação da prova global em ATC I

Relativamente ao segundo grupo de questões do modelo de prova a realizar na semana de 2 a 6 de junho próximo pelas turmas do 1.º ano de Análise e Técnicas de Composição [ATC] (10.º ano do regime integrado), há que considerar as entradas a seguir discriminadas, as quais contêm a generalidade da informação necessária à resposta, com sucesso, das perguntas objetivas que constituem este segundo grupo da referida prova que vale 60% da cotação total da mesma. É também de salientar que, perto de dois terços das vinte a vinte e cinco questões a efetuar neste segundo grupo, incidem sobre as regras de contraponto rigoroso e a escrita musical no período da contrarreforma católica (século XVI). Eis, então, os referidos elementos para estudo colocados por ordem cronológica ascendente:

  1. Canto Gregoriano: Recursos e Apontamentos, incluindo o texto de apoio publicado nesta entrada do blogue.
  2. Regras para a determinação da dominante principal (DP) e da dominante secundária (DS) [Canto Gregoriano].
  3. Organum: Uma forma de polifonia «primitiva».
  4. Isorritmia em Philippe de Vitry (ca. 1291 -- 1361) e em Guillaume de Machaut (ca. 1300 -- 1377).
  5. Normas de contraponto rigoroso a duas e a três vozes.
  6. Música vocal no século XVI: teoria e prática, com especial relevo para o texto de apoio publicado nesta entrada do blogue.
  7. Regras para a colocação do texto (século XVI).
OBS! Como já anteriormente referido (ver aqui), as respostas erradas às perguntas objetivas efetuadas neste segundo grupo, serão penalizadas através da fórmula P = - [ / ( - 1 ) ]. É de referir que esta metodologia segue o disposto na bibliografia sobre este tipo de provas, nomeadamente em: Zabalza, M. A. (1997). Planificação e desenvolvimento curricular na escola (3.ª edição). Rio Tinto: Edições ASA, pp. 248-50.